Frequência cardíaca de treinamento, você sabe o que é isso?

Cada tipo de treino possui um determinado ritmo que deve ser mantido para que se obtenha o desempenho esperado e a evolução nos treinamentos. Mas, será que existe uma forma de acompanhar e verificar se o ritmo está adequado para o treino? Sim! Por meio da frequência cardíaca. Isso explica aquelas imagens clássicas nas esteiras e bikes, indicando a idade e o nível de intensidade de acordo com a frequência cardíaca (FC).

Isso explica aquelas imagens clássicas nas esteiras e bikes, indicando a idade e o nível de intensidade de acordo com a frequência cardíaca (FC).

Como saber o ritmo?

Existem algumas fórmulas para calcular a FC ideal de cada treino. Não vou detalhá-las mas, para não deixá-los curiosos Cada tipo de treino possui um determinado ritmo que deve ser mantido para que se obtenha o, a mais usada é a fórmula de Karvonen que, como todas as outras, baseia-se na FC máxima. A melhor forma para descobrir a sua FC máxima é a realização do teste de esforço máximo, onde pode ser verificado mais precisamente o cume dos batimentos. Porém, para alguns momentos, a famosa continha 220 – sua idade (razão de conter a idade nas imagens) pode ajudar a resolver essa questão.

Depois de ler o texto e deixar seu comentário, você pode descobrir sua FC de treino informando alguns dados. Importante ressaltar que para cada pessoa é recomendado um tipo de intensidade: para gestantes intensidade leve e moderada; alguns atletas intensidade difícil ou máxima; cardiopatas intensidade muito leve à moderada. Portanto, fale com seu médico e professor para que  juntos indiquem a melhor intensidade para o momento.

A frequência cardíaca de repouso (ou basal) é a FC mensurada em completo repouso. O correto seria aferir os batimentos de manhã, logo após acordar e com a pessoa deitada de costas. Como a mensuração dessa forma é inviável nas academias e clubes, nesses locais o aluno é colocado sentado. O aluno é colocado deitado quando ele for a academia sem ter treinando por 24 horas.

Na tabela abaixo veja qual intensidade de treino se encaixa melhor para você:

Zona de Treino

Intensidade %

Benefícios/Recomendado para

Máxima

90 a 100%

Aumenta velocidade máxima para corrida / Treinamento de alto nível

Díficil

80 a 90%

Aumenta o desempenho máximo / Pessoas condicionadas

Moderado

70 a 80%

Melhora o condicionamento aeróbio / Exercícios moderadamente longos

Leve

60 a 70%

Melhora a resistência e ajuda na recuperação / Exercícios muito longos

Muito Leve

50 a 60%

Melhora a saúde e o metabolismo, ajuda na recuperação / Iniciantes e recuperação ativa

E então, descobriu sua frequência de treino?

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.