Cardápio Detox: Como Emagrecer com Esses 10 Super Alimentos

Um cardápio detox bem elaborado é importante para limpar nosso organismo das toxinas que ingerimos diariamente. Saiba aqui como montar o seu e por que ele é tão necessário.

O excesso de toxinas no corpo se mostra através de alguns sintomas bem desagradáveis. São eles: Inchaço pelo corpo, desânimo, problemas de circulação, pele e cabelos sem brilho, acne, e até mesmo diminuição da libido.

Alguns órgãos do nosso corpo, como fígado e rins, são responsáveis por eliminar as toxinas. Porém, nos dias de hoje, as pessoas estão condicionadas a ingerir muito mais alimentos tóxicos do que séculos atrás.

Essas substâncias inimigas da saúde estão presentes em alimentos comumente consumidos pelos brasileiros. Alimentos ricos em gorduras, sal, açúcar, corantes, conservantes, agrotóxicos e pesticidas.

Cardápio Detox

Como agravantes inevitáveis, poluição, fumaça de cigarro, estresse, problemas emocionais (como ansiedade e depressão) sobrecarregam o organismo.

Em meio a esse caos, o fígado e os rins podem não dar conta da limpeza que nosso corpo necessita para se manter saudável. Nesses casos, uma dieta detox é mais do que bem vinda.

Mas afinal, como montar um cardápio detox?

Todo cardápio desintoxicante precisa necessariamente ser composto por alguns alimentos específicos, dentre eles: Carnes magras, oleaginosas, cereais, leguminosas, sementes, frutas e verduras (orgânicas, de preferência), além de muito líquido!

Nosso corpo precisa de muitos líquidos durante a dieta detox, isso porque a água ajuda os órgãos responsáveis pela faxina do organismo.

Beber água, chás e sucos naturais, além de manter a hidratação, ajuda a eliminar as toxinas. Dois litros de água por dia é o suficiente.

Confira agora uma lista com os 10 alimentos detox que não podem faltar no seu cardápio:

Cardápio Detox: Alimentos e suas Funções

1- Alho e cebola:

Esses temperos possuem ação anti-inflamatória, protegendo os órgãos do corpo, principalmente o fígado, pois é benéfico para suas enzimas.

2- Limão:

O limão é capaz de alcalinizar o sangue, equilibrando assim o pH do organismo. Também possui terpeno, substância capaz de ajudar o fígado a se livrar de impurezas.

3- Verduras Crucíferas:

Couve, brócolis, couve-flor e aspargos são verduras com alto poder desintoxicante, capazes de estimular ainda mais a produção de enzimas responsáveis por eliminar as toxinas do corpo.

 

4- Berinjela:

Por ser rica em fibras e possuir ação laxativa leve, a berinjela garante o bom funcionamento do intestino, o que é essencial no processo de desintoxicação do organismo.

5- Gengibre:

Além de funcionar como uma anti-inflamatório natural, estimula a digestão e o fluxo intestinal. Também melhora o metabolismo, contribuindo para a queima de calorias.

6- Maçã:

As fibras dessa fruta ajudam a limpar o intestino, rins, bexiga, estômago e fígado. Também é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres.

7- Laranja:

A vitamina C presente na laranja é um poderoso antioxidante. É recomendado o consumo de laranja in natura, pois o bagaço é altamente rico em fibras, que são perdidas quando se espreme a fruta para fazer suco.

8- Pepino:

Rico em líquidos e diuréticos, o pepino estimula a produção de urina, parte essencial do processo de eliminação das toxinas, além de reduzir a pressão arterial.

 

9- Abacaxi:

Além de diurético, auxilia na digestão da gordura. As fibras presentes na fruta também são benéficas para o sistema digestório.

10- Água:

Essencial à vida, mantém o organismo hidratado e auxilia os órgãos eliminadores de toxinas a exercerem plenamente suas funções.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.