Dormir bem faz parte do treino.

o sabe que para o ganho de massa muscular e para queima de gordura, é necessário uma boa alimentação e uma rotina de atividades físicas, mas o que muitos atletas não sabem é que dormir também ajuda no metabolismo.

Para que os seus músculos se desenvolvam e todo seu esforço físico na musculação, vingue, é necessário muito mais do que treinar pesado e uma das coisas mais importantes nesse treino em período integral, é o descanso! Isso mesmo, dormir é essencial para um bom resultado nas suas atividades físicas, mas dormir de mais atrapalha o seu metabolismo e de quebra, reduz o efeito do sono de te deixar “renovado”. O recomendado são 8 horas corridas, por dia. Estudos da Universidade Laval, no Canadá, indicou que pessoas que dormem menos de 7 ou mais de 9 horas por dia, tem um aumento relevante na cintura, ou seja, barriga!

O sono basicamente se divide em 5 fases:

  1. Na primeira fase do sono, o corpo relaxa, descontrai os músculos que passam, muito tempo durante o dia, tensos. A respiração fica mais suave, melhorando a pressão sanguínea.
  2. Na segunda fase, a temperatura corporal, os ritmos cardíacos e a respiração se tornam menores, além das ondas cerebrais ficarem mais longas.
  3. Já na terceira fase, as ondas cerebrais ficam mais alongadas e lentas.
  4. Na quarta fase, caracterizada por ser o sono profundo, as energias são repostas. É nessa fase que os hormônios são liberados, os quais são responsáveis pelo crescimento, principalmente até os 21 anos em que o sono é primordial para que a pessoa cresça, e aqueles hormônios que recuperam células e órgãos danificados durante o dia, assim como as fibras musculares que sofreram rompimentos e estresse durante o treino muscular.
  5. A quinta fase, e última, é relacionada ao cérebro. É nesta fase que se faz a manutenção da memória, fixa informações pertinentes e exclui aquelas que não são necessárias. Os músculos ficam paralisados, enquanto que os dedos das mãos e dos pés costumam se contrair. A respiração fica mais rápida e o fluxo de sangue para o cérebro se torna maior.

Essas fases não ocorrem fixamente, uma após a outra, também não tem um tempo determinado. Porém, normalmente, as fases três e quatro são as predominantes. Pode ocorrer, também, o ciclo completo em poucos minutos, como em uma cochilada pela manhã.

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