Mulheres que se exercitam podem cortar o risco de câncer de mama em 30%, sugere novo estudo!

O câncer de mama é uma preocupação de todas as mulheres, não importa a idade. Exames periódicos devem ser feitos para prevenir a doença, mas o exercício físico pode ajudar a diminuir os riscos. Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, mulheres que se exercitam regularmente diminuem em 30% a possibilidade de desenvolver o câncer de mama.

Para o estudo, foram recolhidos dados de 1.504 mulheres com câncer de mama e outras 1.555 que não sofrem com a doença, entre 20 e 98 anos. Todas elas fazem parte do Long Island Breast Cancer Study Projetc, uma pesquisa que estuda as possíveis causas do câncer.

Descobriu-se que aquelas que tinham o costume de se exercitar antes ou depois da menopausa tiveram o risco de desenvolver a doença reduzido. Mulheres que praticaram de 10 a 19 horas por semana tiveram os maiores benefícios com até 30% de redução.

“Esse conhecimento é particularmente encorajador para as mulheres que já passaram pela menopausa, já que muitas vezes o início do câncer de mama se dá com a idade avançada” disse a pesquisadora Lauren McCullough ao jornal da American Cancer Society.

“É sabido que a redução de gordura no corpo resulta em menor exposição aos tipos de hormônio que são fatores de crescimento e inflamatórios do câncer de mama”, ela disse. “Outros benefícios do exercício são o aumento da imunidade, capacidade antioxidante e reparo do DNA”, adiciona Lauren.

A má notícia é que a obesidade anula quaisquer benefícios de se exercitar. “A gordura sobressalente eleva as taxar dos hormônios que ajudam a desenvolver o câncer”, explica.

A pesquisa mostra também que os exercícios físicos e a boa alimentação aliados ao habito de não fumar e beber, são atitudes essenciais para manter uma vida saudável em geral, não só com relação à prevenção do câncer. Então, aproveite que segunda-feira é o dia mundial de começar a academia e a dieta e fique bem consigo mesma!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.