A importância da hidratação durante a Atividade Física.

É sabido que a pratica de atividades físicas é importante para uma boa saúde e melhora na qualidade de vida. Sua prática regular pode trazer muitos benefícios, como por exemplo, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora na capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse, redução do risco de doença (obesidade, hipertensão, diabetes).

A água perfaz de 40 a 60% da massa corporal de um individuo e constitui de 60 a 75% do peso dos músculos e aproximadamente 50% do peso da gordura. Conseqüentemente, as diferenças na água corporal total entre os indivíduos são devidas essencialmente a variações na composição corporal. (McArdle 2000).

Para um bom desempenho, um ótimo funcionamento cardiovascular e uma regulação térmica do corpo durante as competições é importante que o atleta mantenha uma boa hidratação. Grande quantidade de líquido é perdido durante a competição e que se o organismo não estiver bem hidratado, dentre inúmeras complicações, pode ocorrer uma dissipação insuficiente de calor, ocasionando uma queda no desempenho físico e sensação de mal-estar e a desidratação.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.