Atividade física previne doenças. Invista!

Segundo estudo realizado pela Universidade Erasmus MC em Rotterdan na Holanda e divulgado no início deste semestre, praticar atividade física regularmente previne doenças comuns da idade adulta, como o Alzheimer. O estudo foi realizado com idosos entre 61 e 97 anos durante 14 anos. A associação entre exercício físico e prevenção de demência foi observada nos primeiros quatro anos de seguimento.

Dr. Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião e Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), explica que isso é possível já que o hipocampo, estrutura cerebral responsável pela memória, recebe mais sangue oxigenado e também estímulos químicos para que novos neurônios se formem. Dessa maneira, o exercício físico favorece a manutenção da memória e previne o declínio cognitivo e as demências que podem surgir com o envelhecimento.

Quando as pessoas praticam alguma atividade física a quantidade de endorfina liberada é maior. “Capaz de produzir bem estar físico e psicológico, ela atua diretamente no cérebro, aumentando a capacidade de concentração, atenção e prevenção de doenças já que favorece o aumento da performance intelectual”, salienta o médico. Atividades simples, como 30 minutos de caminhada ou um passeio de bicicleta, já potencializam as estruturas do cérebro e ajudam a manter o foco em atividades mentais por mais horas.
Fonte: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO – ANO 06 – Nº25

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.