Benefícios de Comer Peixe

Benefícios de Comer Peixe

Os principais benefícios de comer peixe, além de ser uma alimento de fácil digestão, envolve melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo porque o peixe é rico em ômega 3, que é um componente importante para todos estes processos. Além destes benefícios, o peixe também:

É fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, pois é riquíssimo em proteínas, aproveitadas quase integralmente pelo organismo;

Previne a osteoporose, pois tem boas quantidades de vitamina D e cálcio, que fortalecem os ossos;

Combate a anemia, pois é uma boa fonte de ferro e vitamina B12, que são nutrientes importantes para a saúde das células do sangue.

Comer peixe faz bem e, por isso, deve-se consumir peixe pelo menos 2 vezes por semana. A preparação do peixe é também importante para a saúde porque, por exemplo, se for fritar o peixe, ele vai ficar menos saudável porque o peixe frito contém gorduras prejudiciais para o organismo. Desta forma, deve-se dar preferência a peixe grelhado, ensopado ou cozido.

Informação Nutricional de alguns tipos de peixes

Calorias Gordura Proteínas

Peixes magros

Bacalhau 73,8 0,20 g 18,00 g

Badejo 96,5 2,75 g 17,94 g

Corvina 100 1,20 g 20,80 g

Dourado 80 0,50 g 18,30 g

Garoupa 87 1,21 g 18,03 g

Linguado 87 0,50 g 19,00 g

Pescada 97 1,30 g 20,00 g

Robalo 72 0,30 g 17,20 g

Cherne 81,4 0,38 g 19,90 g

Truta 89,3 1,67 g 18,49 g

Galo 109 2,70 g 19,90 g

Pargo 97 1,30 g 20,00 g

Peixes gordos

Atum 146 5,20 g 24,8 g

Cavala 138,7 7,10 g 18,7 g

Tainha 173 8,96 g 22,87 g

Salmão 211 13,40 g 22,50 g

Sardinha 124 5,40 g 17,70 g

Bagre 178,2 11,40 g 18,90 g

Cação 129 5,40 g 18,80 g

A quantidade de calorias, gorduras e proteínas indicadas correspondem a 100 g de cada um dos peixes crus.

Benefícios de comer peixe cru:

Os benefícios de comer peixe cru são diminuir o risco de doenças cardíacas, contribuir para o desenvolvimento cerebral, regeneração das células nervosas, ajudar a formar os tecidos, prevenir doenças ósseas e combater a anemia devido a sua riqueza em ômega 3, proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e vitamina B12.

Qualquer alimento submetido ao calor perde alguns nutrientes, mas o peixe tem os seus benefícios especialmente em nutrientes que não são estragados pelo calor e, por isso, os benefícios se mantêm mesmo cru e quando cozinhado.

Que tipo de peixe comer durante a gravidez?

Comer peixe na gravidez é saudável, mas as grávidas devem dar preferência ao peixe confeccionado e não cru porque o peixe cru é um alimento que se estraga e contamina mais facilmente, podendo provocar uma intoxicação alimentar. Além disso, algumas grávidas não são imunes à toxoplasmose e durante a gravidez não se deve comer nenhum alimento cru sem estar desinfectado.
As gestantes devem também evitar peixes de couro, como o bagre e o pintado, pois têm maior risco de contaminação por metais pesados, como o mercúrio, que prejudicam o desenvolvimento saudável do bebê.

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