É perigoso correr em dias frios?

O treinamento físico em ambiente com baixas temperaturas requer alguns cuidados para um bom desempenho. Alguns poderiam até perguntar se não seria um absurdo treinar em um dia muito frio, contudo, levando-se em consideração alguns aspectos específicos do ambiente que a pessoa irá treinar, não há maiores problemas.

O clima de inverno representa um risco para a saúde menos imediato que o de verão. Muitas pessoas evitam totalmente o frio, exercitando-se em ambientes fechados. Porém, aquelas que decidem continuar com o exercício ao ar livre não correm grandes riscos, já que exercício faz com que o corpo gere grandes quantidades de calor.

Um cuidado importante que as pessoas devem tomar durante o treinamento físico é quanto à exposição prolongada em tal ambiente. A hipotermia (temperatura corporal central abaixo do normal) é o grande risco que um atleta pode ser acometido. As baixas temperaturas do ambiente favorecem a perda de calor corporal e o vento pode acelerar esta condição.

A água possui uma capacidade térmica muito mais alta que o ar. Se a roupa torna-se úmida em virtude do suor ou da chuva, o risco de hipotermia pode ser drasticamente aumentado, em especial quando o exercício é encerrado e a produção de calor metabólico é declinada.

Quando a roupa torna-se úmida, seu valor isolante fica comprometido e a umidade da pele facilita a perda de calor por condução, convecção e evaporação.

Durante a realização de um treinamento físico em um dia muito frio, a pessoa deve levar em consideração alguns aspectos:

  • Antes do alongamento, realizar uma caminhada em ritmo leve a moderado e com movimentação de braços e pernas em vários sentidos por aproximadamente 5 a 10 minutos;
  • Após a realização do alongamento e aquecimento, incluir um período inicial na corrida com o desenvolvimento de um ritmo um pouco mais leve que nos dias quentes, pois o organismo terá um processo mais gradativo de aquecimento e preparação para o ritmo ideal;
  • Não esquecer da hidratação adequada, pois, em dias quentes, fica mais fácil perceber a necessidade de ingerir líquidos durante a corrida, contudo, durante o frio, a temperatura baixa e o vento podem enganar o corredor;
  • O atleta também deve tomar muito cuidado após o treino, pois sua temperatura abaixa rapidamente e não é indicado permanecer com a roupa úmida depois da atividade;
  • O alongamento pós-treino também é muito importante para evitar contraturas e lesões nos treinos seguintes, contudo, é recomendado realizá-lo com o corpo ainda aquecido da corrida.

    Através destas medidas, o atleta poderá continuar realizando seu exercício físico de forma saudável e equilibrada e, principalmente, respeitando as características de seu organismo e do meio ambiente no qual está treinando.

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