Goji Berry: Conheça todos os benefícios deste superalimento

Goji Berry: Conheça todos os benefícios deste superalimento

Vinda do Tibet, no norte da China, a Goji Berry que recentemente se tornou a “queridinha” dos nutricionistas ocidentais, já é usada milenarmente pelos orientais. Uma fruta vermelha que se parece muito com um tomate-cereja e tem sabor semelhante ao figo, o que varia de acordo com o paladar. Sua colheita acontece de julho a setembro e, por tradição, não recebe o contato direto das mãos na fruta. Os tibetanos apenas sacodem o pé e recolhem os frutos nas malhas de bambu (Se você é mãe, indicamos fortemente que veja esse post, que trata sobre o Mamãe Sarada!).

Riqueza em vitamina C

Você conhece os benefícios e funções da vitamina C no organismo? Ela é essencial para a resposta imunitária do nosso corpo. Garante o crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos, além de ser responsável pela utilização eficiente do ferro e importantíssima para o funcionamento dos leucócitos sanguíneos.

E adivinha o que é ideal para manter essas funções em dia? Você apostou certo se disse o Goji Berry: a fruta tem 40x mais vitamina C que uma laranja e ainda conta com outras vitaminas, como B1, B2, B3 e B6.

Vantagens para saúde

Tanto para manter a saúde em dia, quanto para prevenir doenças, o Goji Berry é um excelente item para consumir continuamente na alimentação. Ele tem grande teor de proteínas que ajudam a manter a estabilidade dos músculos, 19 aminoácidos, 21 minerais que protegem o corpo do câncer, alta concentração de carotenóides, betaína que combate os radicais livres e cyperone que traz benefícios ao coração e ao sangue.

A fruta tem baixo teor calórico, é rica em ácidos graxos insaturados, como ômega 3 e 6, além de antioxidantes e polifenóis. Os aminoácidos que a fruta contempla são responsáveis pela liberação de serotonina, o hormônio mais desejado por todos, que desencadeia sensações como alegria, bom humor, deixando o sono estável e tranquilo. A liberação constante desse hormônio evita as possibilidades de depressão. As propriedades antioxidantes previnem doenças cardiovasculares, inflamatórias e os distúrbios de visão, auxiliando no bom funcionamento do sistema neurológico.

Lembra do ditado antigo que dizia que comer cenoura faz bem para os olhos? Os carotenóides presentes na fruta estão em maior quantidade que na cenoura, auxiliando e muito na saúde dos olhos.

Mas fique atento: se você toma o medicamento varfarina, não consuma a fruta, pois ela tem propriedades que potencializam o efeito anticoagulante do remédio, prejudicando o tratamento.

Vantagens para manter a forma

Para os orientais, o Goji Berry é “a fruta da longevidade”. Suas propriedades altamente antioxidantes mantêm a pele saudável, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo tanto a pele, quanto os olhos. Sua baixa quantidade de calorias é ideal para dietas com redução calórica e recomenda-se o consumo da fruta antes da atividade física.

O NBCI – (National Center for Biotechnology Information) publicou estudos que revelam que o goji berry é capaz de estimular o metabolismo, melhorando o rendimento durante os exercícios, o que é excelente para a perda de peso.

Além de ter mais gás para praticar exercícios, esse mesmo estudo comprovou que o goji Berry diminui a fadiga e o estresse, contribuindo para satisfação na prática de atividade física. Outro ativo interessante que a fruta contém é o ácido linoléico, que ajuda na queima de gordura corporal.

As calorias gastas diariamente aumentam, a o gasto de energia também, e isso transforma completamente a rotina de qualquer pessoa.

As goji berries desidratadas são ótimas para quem está em dietas restritivas, assim como a cetogênica.

Já os cientistas do Instituto Nacional de Envelhecimento, de Maryland, EUA, desenvolveram uma tabela comparativa da capacidade antioxidante de cada alimento, a Tabela ORAC(Oxygen Radical Absorbance Capacity). Entre os alimentos comparados estão: uva seca, romã, ameixa, mirtilo, e muitos outros vegetais. A grande surpresa foi na análise da Goji Berry: a fruta fica como primeira colocada na tabela, disparada na frente da ameixa seca, em poder antioxidante.

Consumo deve ser diário para fazer bem de verdade

Somente com o consumo diário será possível comprovar os benefícios desse superalimento. Como a área produtora fica do outro lado do mundo, o mais comum é encontrar essa fruta na versão desidratada ou em cápsulas para complementação alimentar.Para alcance do efeito medicinal, recomenda-se uma dose diária de 120 ml de suco ou de 15 a 45 g podendo ser da fruta fresca, desidratada ou em pó. Na hora do preparo, a criatividade fica à sua escolha: goji berry vai bem misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes, tem até receita de bolo.Como ela é ideal para quem pratica ou vai começar a praticar exercícios, é interessante que a fruta seja consumida cerca de 20 minutos antes da prática de atividade. E como o a versão desidratada é encontrada mais facilmente, recomenda-se que ela seja ingerida junto com líquidos, para hidratar as fibras e potencializar seus efeitos. Como já dissemos, a versão in natura é mais complicada de se encontrar.

Conclusão

Como você pode ver, esse superalimento deve fazer parte do seu cardápio diário. São muitos benefícios em um só alimento, de fácil consumo e o melhor: com sabor agradável.

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