Obesidade Infantil

Em todo o mundo são 150 milhões de crianças obesas, as chances dessas crianças desenvolverem hipertensão arterial, diabetes ou outras doenças associadas é enorme. Até os 3 anos de idade e na adolescência as crianças multiplicam suas células de gordura, ou seja, quanto maior o número de células de gordura, mais difícil ficará de emagrecer ou manter o peso num futuro próximo. Se seu filho passa mais de 5 horas na televisão, ele tem 5 vezes mais chances de ficar obeso do que se passasse no máximo 2 horas por dia.

Cabe aos pais esse controle uma vez que as crianças não tem dinheiro para comprar comida e nem conhecem os malefícios do excesso de peso. E o prejuízo não é só relativo à saúde corporal, a mental também sofre com as brincadeiras e baixa estima de crianças obesas. O melhor que você pode fazer para o seu filho se você tem dúvidas se ele está fora do peso, é fazer uma avaliação física com protocolos específicos para crianças com um bom professor de Educação Física, dessa forma você saberá com certeza o peso máximo e mínimo que ele pode alcançar.

Se você não tem dúvidas, seja duro, assim como você é com os estudos ou com a higiene de seu filho, a educação física como o próprio nome já diz pode e deve ser incentivada e iniciada porque não pelos pais. Essas atitudes simples como horários estabelecidos para comer, frutas e verduras como base alimentar, pratica de atividades físicas todos os dias, são conceitos que se passados na infância ficam para sempre com o indivíduo. Eu me lembro do meu pai ao observar que eu estava com excesso de peso, ele me colocou no judô e na natação, insistia na alimentação saudável e sempre me deu horários, talvez aquele homem do interior a 20 anos atrás não sabia o beneficio que me traria todas essas atitudes.

Por:
Eder Sumikawa
Professor de Ed. Fisica Pós Graduado em Gestão Empresarial em Atividade Física-Presidente Nacional da Academia Invicta Franchising, formado pela Faculdade Unisep de Registro SP. Cref- 064704 G/SP

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.