SAIBA COMO CONTROLAR O COLESTEROL ALTO.

SAIBA COMO CONTROLAR O COLESTEROL ALTO.

O colesterol é uma gordura produzida no fígado, presente em todas as células do organismo, mas também é obtido através da alimentação. Ele é responsável por diversas funções, como a produção de hormônios sexuais e da VITAMINA D
O HDL, conhecido como colesterol bom, é encaminhado pelas lipoproteínas de volta para o fígado para ser eliminado. Já o LDL, conhecido como colesterol ruim, é transportado do fígado pela corrente sanguínea para os outros tecidos, mas quando os níveis estão aumentados no sangue pode ocorrer entupimento das artérias e doenças cardíacas.

SINTOMAS DO COLESTEROL ALTO

Normalmente o colesterol alto não apresenta sintomas, a maioria das pessoas descobrem quando fazem exame de sangue e verificam que os níveis de colesterol total, HDL e LDL estão elevados. Os valores desejáveis de colesterol são de até 200 mg/dL, de HDL colesterol o ideal é acima de 40 mg/dL e até 60 mg/dL e de LDL colesterol é até 100 mg/dL.
Se você é sedentário, está acima do peso, ingere muita gordura saturada ou tem alguém da família que já enfartou, fique atento: pode estar com o colesterol alto.

TENHO COLESTEROL ALTO: O QUE FAZER AGORA?

Existem remédios que ajudam a controlar o colesterol alto, mas só o médico poderá dizer qual é o mais eficiente para você. Além disso, a mudança de hábitos é essencial para regular os níveis de colesterol, como manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas, manter o peso sob controle e diminuir o estresse.

COLESTEROL ALTO: O QUE COMER PARA BAIXÁ-LO?

Para diminuir os níveis de colesterol é muito importante que você prefira os alimentos com menos gordura, como leite e iogurte desnatados, aves sem pele, carnes brancas ou vermelhas com pouca gordura, cozidas ou grelhadas, queijo branco fresco, cottage, ricota e consuma grande quantidade de legumes, verduras, frutas e suco de frutas.

Os alimentos que você deve evitar para controlar o colesterol são leites e iogurtes integrais, refrigerantes e sucos industrializados, queijos amarelos [mozarela e prato], embutidos [presunto, mortadela, salame e bacon], carnes gordurosas e alimentos ricos em gorduras trans.

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